Translate

sábado, 11 de abril de 2015

Educadores aborrecidos educam crianças aborrecidas...

Apontamentos sobre Educação de Infância 
(clique para ver o texto integral)

"Carta aberta de uma criança...aborrecida! 

Estou farta…!  Estou tão farta!   Estou farta de bonecos de neve. Os bonecos... de neve deveriam ser abolidos do Jardim de Infância…e os flocos de neve também. No jardim-de-infância os bonecos de neve deveriam ser construídos se, e só se, nós, crianças, fizéssemos uma visita à Serra da Estrela ou a Montalegre!

E também estou farta de celebrar a primavera em dias que parecem inverno! Porquê que me mandam celebrar a primavera sem nunca me terem levado a ver a primavera?! A cheirar a primavera… A tocar na primavera… A sentir a primavera! Mas o painel ficou bonito, os pais gostaram! E o coordenador também! (...)"





Um texto excelente de um colega, Fábio Gonçalves.

Faz-nos pensar, mais uma vez, no que realmente importa na arte de educar.

As formatações, as salas bonitinhas, os trabalhos em linha de montagem, as decorações feitas pelo adulto e para os adultos apreciarem... Sim porque uma criança que entra numa sala agradável, com muita luz, com boas energias, com materiais que se adequem às suas descobertas e às suas partilhas, motivada e feliz... precisarão mesmo do Mickey e da Minnie, ou dos ursinhos, ou dos golfinhos, ou do Puff nas paredes.... para se sentirem bem? para se sentirem acolhidas? para se sentirem adaptadas?
Por favor... 

Quantas vezes não se pensa no tema da decoração sem se falar com o grupo? 
Aliás, por norma, este trabalho é feito antes do início do ano letivo para que quando o mesmo inicie os pais entrem numa sala decoradinha e arranjadinha e para depois elogiarem... 

Quantas vezes é organizada uma atividade sem antes consultar o grupo e saber a sua motivação, o seu interesse, a sua vontade...?

Quantas vezes são implementadas regras na sala sem se falar com o grupo antecipadamente...?

Quantas vezes o grupo dá sinais de cansaço, tornando-se agitado e o educador responsabiliza os pais, o tempo que não permite saídas ao exterior ou até às próprias crianças...?

Paremos para pensar. 
Esta criança está farta. 
Eu também. 
E não queria que os meus filhos estivessem a passar por o mesmo...


Sem comentários:

Enviar um comentário